Como é feita a produção de uma chuteira

Você conhece todos os procedimentos de produção de uma chuteira de futebol? Até o produto final chegar bonito e lustroso aos pés dos jogadores, ele passa por uma série de etapas mecânicas e manuais que envolvem a ergonomia do pé, o tipo de material utilizado, o solado e a posição de travas. Isso sem contar o trabalho de desenvolvimento do design e das cores que serão utilizadas nas chuteiras.

Para ilustrar esses processos, selecionamos algumas imagens da fábrica da Nike em Montebelluna (Itália) que mostram a produção da chuteira utilizada pelo marfinense Didier Drogba na Copa das Nações Africanas de 2013. O modelo fornecido para o atacante foi uma Nike Mercurial Vapor IX no esquema de cores Sunset.

No início da produção, os funcionários da Nike trazem o molde e o cabedal da chuteira ainda sem o solado. Um formulário exibe todas as informações do jogador.

Em seguida, a chuteira é colocada na máquina com o molde para obter o formato exato do pé do jogador. Note que a parte frontal inferior é preparada para receber o solado.

Já com a sola aplicada ao cabedal, a Mercurial troca de máquina e começa a ser personalizada.

Ajustes finais na customização e…

Mais uma Mercurial novinha em folha!

Ficou feliz o Drogba?

Leonardo Vieira é jornalista, redator web e colaborador do blog Tênis e Chuteira Nike.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>